Vereador Jorge Quintino, promove audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Foto:Divulgação.

As melhorias para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi tema de audiência pública na manhã desta terça-feira, 11 de Abril, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Regimentalmente reivindicada pelo Vereador Jorge Quintino, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o encontro foi presidido pelo Edil. Bruno Lambreta, Presidente da Casa e contou com a presença de outros vereadores.

Na oportunidade, usaram da palavra, além dos Vereadores, a Presidenta da Associação AMA – Associação Caruaruense pelos Direitos das pessoas com TEA, Márcia Silva, o advogado e presidente da Subcomissão de defesa dos direitos dos autistas da OAB PE, Dr.Robson Menezes, o Juiz titular da Vara da infância e juventude de Caruaru, Dr.José Fernando, o coordenador do setor da pessoa com deficiência da Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, Marco Gervásio, a Coordenadora de educação inclusiva- representando a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru, Maísa Alves, bem como o Secretário de Saúde, Isaac da Saúde. Bastante participativa, a audiência pública teve momento em que a palavra foi facultada aos familiares dos autistas.

Jorge Quintino, proponente do encontro, destacou a importância de um debate sobre o tema: “Há cerca de 1 ano, realizamos a Audiência Pública cujo tema foi idêntico, grandes frutos foram tomados em decorrência deste ato Público em relação as demandas dos portadores de TEA, e neste ano pretendemos os mesmos feitos com a participação intensificada da sociedade civil. Tais como: A remuneração e formação continuada do Profissional de Apoio Escolar (PAE), a Ampliação da equipe Psicossocial da SEDUC: Assistente Social, Psicólogo Psicopedagogo, a extensão das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM, principalmente nos CMEI e a implantação do PDI – Plano de Desenvolvimento Individualizado e entre vários outros”.
Ao longo do encontro, foram várias as falas dissonantes sobre o autismo, havendo posicionamentos de cobrança e pedidos de melhorias na qualidade de vida dos autistas ao poder legislativo. O Vereador Jorge Quintino, propositor da audiência pública, vaticinou que, “Esta luta se faz necessária, pois precisamos unir esforços e estar presentes nestes espaços de debate, para podermos levar adiante todas as demandas relacionadas à saúde e inclusão. Confiamos na sensibilidade do Prefeito Rodrigo Pinheiro, na sua postura de diálogo e esperamos que tudo ocorra de forma que os autistas sejam valorizados e incluídos respeitando assim a condição fundamental para a melhoria do princípio da integração e alteridade na sociedade”. Finalizou o Vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *