O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, subiu ao palco em Palm Beach, na Flórida, e discursou para apoiadores como presidente eleito, prometendo que seu governo marcará “a era de ouro da América”. Acompanhado pela família e pelo senador JD Vance, candidato a vice-presidente, Trump falou aos eleitores na madrugada desta quarta-feira (6), em um luxuoso resort.
Apesar de a apuração ainda estar em andamento, Trump acumulava 267 dos 270 delegados necessários para a vitória no Colégio Eleitoral, conforme projeções da agência Associated Press (AP). Além disso, ele liderava sobre a candidata democrata Kamala Harris também no voto popular. O jornal The New York Times apontava para mais de 95% de chances de vitória para o republicano, indicando uma possível retomada do poder por Trump.
Essa é a terceira candidatura de Trump à presidência, destacando-se por promessas de “recuperação econômica” e uma postura crítica frente a temas de segurança e política internacional. Em seu discurso, ele enfatizou a ideia de restaurar a grandeza do país e consolidar o que chamou de “nova era de prosperidade americana”.