A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 35 pessoas, incluindo o ex-ministro Braga Netto, foram indiciados no caso.
Terceiro Indiciamento de Bolsonaro
Esta é a terceira vez que Bolsonaro é indiciado pela PF. Agora, ele enfrenta acusações graves, incluindo os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Se condenado, o ex-presidente pode pegar até 28 anos de prisão.
Investigações em Andamento
O inquérito faz parte de uma série de ações conduzidas pela Polícia Federal para apurar os ataques às instituições democráticas no período pós-eleitoral. Além de Bolsonaro e Braga Netto, outros envolvidos, ligados ao alto escalão político e militar, também foram apontados como participantes da suposta conspiração para reverter o resultado das eleições de 2022.
A conclusão do inquérito deve agora ser encaminhada ao Ministério Público, que decidirá sobre o oferecimento da denúncia ao Judiciário.