Medida visa reforçar as ações de segurança no enfrentamento à violência contra mulher
A Prefeitura de Caruaru lançou nesta quarta-feira (7) a primeira Patrulha Municipal Maria da Penha, uma iniciativa integrada de secretarias da gestão municipal com o objetivo de contribuir com as ações de segurança no enfrentamento à violência contra mulher. O lançamento feito pela prefeita ocorreu durante o seminário comemorativo ao aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha.
Entre as atribuições da Patrulha Municipal Maria da Penha, está o acompanhamento das visitas regulares às usuárias atendidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres. “É mais um instrumento que vem para garantir o direito das mulheres, fortalecer esta política e mostrar para as mulheres caruaruenses que elas podem sim enfrentar a violência e que elas podem se sentir seguras em procurar acolhimento, informações sobre direitos e também denunciar”, explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia.
A Patrulha Municipal Maria da Penha trabalhará de forma integrada com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), a Secretaria de Ordem Pública (Secop) e a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Destra), através da Guarda Municipal. Seminário comemorativo
Mais de 400 pessoas participaram do evento, que contou com a palestra “Como morre uma mulher?”, ministrada doutora em sociologia pela UPE, Ana Paula Portella. Ela é também pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Segurança (UFPE).
Para a agricultora Maria do Carmo, da comunidade rural de Serra Verde, no 3º distrito de Caruaru, a palestra foi uma oportunidade de obter conhecimento sobre o direito das mulheres. “O que eu aprendi aqui vou levar para as mulheres da comunidade que moro, para elas enfrentem a violência e não sofram mais”, disse.