Professor do Sertão de Pernambuco vence Prêmio Educador Nota 10 com projeto sustentável

O professor de química Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, venceu o Prêmio Educador Nota 10 com um projeto que transforma resíduos das casas de farinha do Quilombo do Caroá em soluções sustentáveis.

A iniciativa envolveu toda a turma e gerou impacto direto na comunidade.

Natural de Flores, Gustavo, 32 anos, estudou na rede pública e defende uma educação ligada à realidade dos estudantes. Ele afirma que a meta é unir ciência, território e escuta, preparando os jovens para desafios reais.

O projeto foi classificado para a etapa final no final de setembro – Foto: Josimar Oliveira/SEE/divulgacao

O projeto, chamado “Dos resíduos aos recursos”, nasceu após a turma identificar o descarte irregular de manipueira e cascas de mandioca nas casas de farinha da comunidade. A manipueira, rica em ácido cianídrico, pode contaminar o ambiente e causar danos a animais e plantas.

Divididos em grupos, os alunos criaram alternativas para reaproveitar os resíduos. Entre os produtos desenvolvidos estão plástico biodegradável, madeira ecológica, vinagre e blocos sustentáveis. Foi o primeiro trabalho em que Gustavo conseguiu envolver todos os 32 estudantes da turma.

Foto: Josimar Oliveira/SEE/divulgacao

O projeto garantiu oportunidades inéditas aos alunos. Três deles participaram da COP 2025, em Belém, onde apresentaram os resultados. Outros conquistaram bolsas de iniciação científica. Para muitos, foi a primeira viagem de avião e o primeiro contato com eventos científicos.

Gustavo afirma que o prêmio representa uma conquista coletiva da escola e da região. Segundo ele, o reconhecimento reforça a importância da educação pública e evidencia o potencial do Sertão, historicamente marcado por desigualdades e falta de investimentos.

“É um sentimento de realização, porque por muito tempo o nordestino já foi renegado em relação à questão da educação. E nós, nordestinos, no interior de Pernambuco, vivemos sofrendo bastante com diversos aspectos. Então, foi uma realização, em ter a conquista desse prêmio, mas não foi uma conquista individual de professor do Estado, foi uma conquista da escola, da cidade, de um povo que por muito tempo os seus problemas foram negligenciados”, pontuou.

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