STF decide nesta segunda (24) se mantém decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

Foto:Cortesia.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (24) uma sessão extraordinária para avaliar se mantém ou não a decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, que decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro no último sábado (22).

A determinação feita por Moraes, por ser individual, precisa ser validada pelos demais ministros que compõem o colegiado. O julgamento ocorrerá no plenário virtual, formato no qual os ministros registram seus votos eletronicamente, sem a necessidade de reunião presencial.

A análise do caso ficará a cargo dos ministros Flávio Dino — atual presidente da Primeira Turma —, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Eles são os únicos aptos a votar neste processo, uma vez que Moraes, responsável pela decisão inicial, está impedido de participar da votação.

A expectativa em torno do julgamento é grande, já que a decisão poderá confirmar ou revogar a ordem de prisão que tem repercutido intensamente no cenário político nacional. A Primeira Turma deve divulgar o resultado ainda hoje, após a conclusão dos votos no sistema virtual do STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *