
O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (9) um pacote de mudanças que promete facilitar e baratear o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. Segundo a publicação oficial, as novas regras podem reduzir em até 80% o custo total para tirar a carteira, tornando o acesso mais simples para milhões de brasileiros.
A principal mudança aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é o fim da obrigatoriedade de passar por autoescolas para realizar o exame de direção. Com isso, o candidato poderá se preparar de forma independente, embora as provas teórica e prática continuem sendo obrigatórias.
Além disso, uma medida provisória assinada pelo presidente reduz os custos dos exames e também facilita o processo de renovação automática para bons condutores, medida que deve beneficiar motoristas que não possuem infrações graves ou reincidências.
De acordo com o governo, as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas voltadas à inclusão e à democratização do acesso à CNH, um documento essencial para oportunidades de trabalho, mobilidade e independência.
Com a promessa de tornar o processo “mais acessível e justo”, as mudanças devem entrar em vigor assim que forem regulamentadas, impactando diretamente quem busca obter a primeira habilitação ou renovar a carteira
