A Barragem de Jucazinho chegou a 1,47% da sua capacidade — Quatro cidades terão mudanças no abastecimento

A Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, chegou a apenas 1,47% da capacidade total, levando a Compesa a anunciar mudanças no abastecimento de quatro cidades do Agreste pernambucano. 

A partir desta terça-feira (4), os municípios de Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros terão novos calendários de distribuição de água, devido à redução da vazão de exploração de 400 para 250 litros por segundo.

Barragem do Jucazinho cheia

A medida, segundo a Compesa, é essencial para preservar o volume remanescente da barragem e garantir que o sistema continue operando até a conclusão das obras que vão reforçar o abastecimento na região. 

O novo esquema será de oito dias com água e 15 sem em Passira, sete com e 15 sem em Cumaru, cinco com e 25 sem em Riacho das Almas e cinco com e 25 sem em Bezerros.

As obras estruturantes que buscam contornar a seca estão em fase avançada. Passira, Cumaru e Riacho das Almas serão atendidas pela inversão da Adutora de Jucazinho via ETA Salgado, prevista para testes ainda este ano. Já Bezerros será beneficiada pela Adutora do Agreste, com mais de 90% de avanço, e pela Adutora de Serro Azul, já concluída, o que deve permitir o restabelecimento do abastecimento diário a partir de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *