Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (28) na sede da DINTER 1, em Caruaru, destacou a agilidade das forças de segurança de Toritama na resolução de crimes recentes. O evento contou com a presença do DINTER Bruno Vital, do Delegado Seccional e um dos responsáveis pela Delegacia de Toritama, Dr. Ighor Nogueira, e do secretário de Ordem Social de Toritama, Alex Monteiro.
A coletiva trouxe uma resposta rápida para o último homicídio registrado no município, que chocou os moradores da Rua Maestro Antônio Rufino, no Centro de Toritama, na última terça-feira (26). A vítima, Daniel dos Santos Moreira, de 26 anos, foi assassinado a tiros enquanto trabalhava em uma oficina de confecção. Graças a uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM), o autor, um adolescente de 16 anos, foi apreendido em menos de 24 horas após o crime, em uma área entre os bairros Coqueiral e Independente. Com ele, os agentes apreenderam um revólver calibre 32 municiado e entorpecentes, o que reforça a suspeita de que o crime esteja relacionado ao tráfico de drogas.
Além desse caso, o trabalho ágil da GCM também foi destacado na prisão de Bruno Cândido da Silva, de 29 anos, na última quarta-feira (27). O suspeito foi conduzido à Delegacia de Toritama após ser acusado de manter sua esposa em cárcere privado e agredi-la no loteamento Jardim do Éden. De acordo com as informações, Bruno já possui histórico de agressões, com passagem pela polícia por ter agredido uma ex-esposa, enquadrado na Lei Maria da Penha.
As autoridades presentes na coletiva enfatizaram o trabalho conjunto das forças policiais, que tem contribuído para uma queda considerável nos índices de violência em Toritama. A agilidade na resolução de casos é um fator primordial para essa evolução, como demonstrou também a prisão da mulher e de seu filho pelo furto de um celular no centro da cidade, com o aparelho sendo recuperado em menos de 24 horas.