
Bruno de Paula Carvalho Fernandes, brasileiro de 29 anos, morreu em uma batalha na linha de frente da guerra da Ucrânia, onde atuava como voluntário, nesta segunda-feira (01). Horas antes, o mineiro havia enviando uma áudio a sua esposa, mãe de seus dois filhos, onde dizia: “…daqui a uns dias estarei de volta. Deus é conosco”
Bruno era natural do Espírito Santo, técnico de enfermagem, morava em Governador Valadares, Minas Gerais e passou a atuar como voluntário desde maio ao lado de uma equipe ucraniana. De acordo com a família, foi atraído para a guerra por meio de grupos de recrutamento de brasileiros em redes sociais. Nos anúncios, havia promessa de salários que chegavam a R$ 30 mil por mês, além de hospedagem, transporte e alimentação custeados pelo governo ucraniano.
“Não é uma despedida, jamais. É só uma mensagem de que daqui a uns dias estarei de volta. Deus é conosco”, disse Bruno em uma das últimas gravações.

De acordo com a esposa de Bruno, a comunicação sobre a morte foi feita por uma responsável pela equipe ucraniana com quem ele atuava. Ele estava com outros três combatentes, dois ucranianos e um brasileiro. Apenas o companheiro brasileiro de Bruno sobreviveu, mas permanece internado e sem condições de fala, segundo os relatos.
A decisão de viajar para a Ucrânia foi mantida em sigilo e nem familiares próximos sabiam da intenção dele. A família aguarda informações oficiais sobre o traslado do corpo para que o sepultamento seja realizado.
Bruno chegou a vender o carro para pagar a viagem e, já em território ucraniano, foi registrado oficialmente como soldado, com direito a uma carteira militar. Ele já havia sido ferido. Pouco depois de chegar ao país, foi atingido por vários disparos, inclusive na cabeça, e passou um período internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar de não estar totalmente recuperado, retornou ao front. Ele foi morto no mesmo dia em que voltou a combater. “Não podia recusar, estava sendo obrigado a ir”, contou a esposa.

O brasileiro deixou dois filhos: uma menina de 6 anos, criada por ele desde a gestação, e um menino de 5 anos, seu filho biológico.
Matéria por Luis Eduardo
