Câmara se destaca como relevante espaço de diálogo e reflexões

Foto:Cortesia.

Na 64ª sessão ordinária do Poder Legislativo de Caruaru, ocorrida nesta quinta-feira (31), os vereadores discutiram temas relevantes para a saúde pública e direitos humanos, com destaque para a proposta do vereador Jorge Quintino (PODE), que visa estabelecer uma política municipal para o uso e distribuição de medicamentos derivados da cannabis. O projeto, que busca oferecer uma alternativa de tratamento para pacientes com condições crônicas, como epilepsia e fibromialgia, foi apresentado como um passo significativo para melhorar a qualidade de vida de cidadãos que enfrentam doenças incapacitantes e que muitas vezes não têm acesso a tratamentos adequados.

 “A iniciativa não se trata apenas de acompanhar avanços científicos, mas de reafirmar um compromisso com as necessidades da população mais vulnerável”, enfatizou o vereador, enquanto observava que o projeto prevê a prescrição responsável e o acompanhamento médico, além de garantir a distribuição gratuita para aqueles que não têm condições financeiras para arcar com os custos dos tratamentos. Quintino expressou a esperança de que Caruaru se torne uma referência em políticas públicas de saúde a partir de projetos como esse.

A vereadora Perpétua Dantas, por sua vez, fez uma conexão entre a luta por direitos humanos e a situação política atual do Brasil. Em seu discurso, ela relembrou o julgamento dos assassinos da vereadora Marielle Franco, destacando a importância de combater a violência e o silenciamento de militantes de direitos. Perpétua argumentou que a luta por dignidade e igualdade deve ser constante, especialmente em um contexto onde mulheres e minorias ainda enfrentam dificuldades para serem ouvidas e respeitadas.

Durante a sessão, outros vereadores também manifestaram apoio às pautas apresentadas e reforçaram a necessidade de legitimar lideranças que realmente representem em todo seu contexto histórico e cultural essas minorias, Leonardo Chaves e Quintino aproveitaram a ocasião para elogiar Perpétua por sua atuação e destacaram a relevância de sua luta por justiça social, parabenizando-a por seu aniversário, que será amanhã, e lamentaram a perda que a casa terá com a saída da vereadora no próximo ano, como de outros nomes que trabalharam muito pela Câmara.

Com essas discussões, a 64ª sessão ordinária destacou-se como um espaço de diálogo e reflexão sobre questões que afetam diretamente a vida dos cidadãos de Caruaru, ainda que ocorridas em contexto nacional, reafirmando o papel do legislativo na construção de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *