Ex-vereador e analista político Rui Lira morre na manhã deste sábado

Foto:Cortesia.

Caruaru perdeu, neste sábado (14), uma figura importante do cenário político e da comunicação: o ex-vereador, ex-secretário, professor, comentarista e analista político Rui Lira.

Rui Lira havia completado 77 anos nesta sexta-feira (13). Ele lutava contra o câncer há um ano e acabou falecendo na manhã deste sábado. Seu velório foi realizado no cemitério Parque dos Arcos, localizado no bairro Universitário, e o sepultamento ocorreu as 17h, no mesmo local.

Um episódio em sua vida o tornou bastante conhecido: certo dia, após terminar um programa de rádio, onde minutos antes havia feito críticas ao prefeito Jayne Nejaim, Rui foi baleado ao sair da rádio, acompanhado do também radialista Zé Queiroz.

Nas décadas de 80 e 90, Rui desempenhou o papel de vereador e também foi secretário de Comunicação e de Governo no terceiro mandato de Zé Queiroz. Nos últimos anos, destacou-se por seus comentários e análises precisas nos debates políticos, transmitidos pela rádio Cultura.

O ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Caruaru, Zé Queiroz, emitiu uma nota de pesar, que será exibida na íntegra a seguir:

“Caruaru perdeu hoje Rui Lira. Eu perdi um amigo de toda a vida. Na juventude, Rui e eu já atuávamos no rádio, na imprensa (como esquecer o Jornal Século XX e nosso idealismo naqueles tempos difíceis para o Brasil?) e também no Banco do Brasil. Nosso amor por Caruaru nos levou à política. Eu, prefeito de Caruaru, e Rui, vereador destacado por três mandatos e presidente da Câmara Municipal.

Em minhas últimas administrações, Rui Lira foi um colaborador essencial, como secretário de Comunicação e de Governo. Experiente analista político, suas colunas em jornais impressos e suas análises no rádio eram prestigiadas e respeitadas pelos caruaruenses.

Rui Lira foi uma referência de conhecimento, de amizade e de vida pública digna e comprometida. Um amigo que jamais esquecerei. Aos seus familiares e amigos, os nossos sinceros sentimentos e abraço fraterno.”

Zé Queiroz

Matéria: Jornalista Elaine Ramo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *