Festival Pernambuco Meu País em Bezerros chega ao último dia da programação

Realizado pelo Governo de Pernambuco, festival apresentou no povoado de Serra Negra uma programação montada com 80% de artistas locais e outros nomes consagrados de artistas nacionais

A programação do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) em Serra Negra, no município de Bezerros (Agreste pernambucano), chega ao último dia já deixando saudades. A população local e de turistas já estavam acostumados com a rotina de deparar com ações culturais durante todo o dia na região. O frio, a garoa e a neblina fechavam o pacote para quem queria curtir um inverno gostoso. Mas ainda há muita coisa para acontecer nos diversos polos artísticos do festival no alto da serra, neste domingo (21). Confira abaixo a programação.

Uma das opções está no País das Conexões Visuais, que conta com mostras de intervenções artísticas como Urbanização: Transformações e Consequências na Sociedade Contemporânea, da DuBom Produções; Leitura Sensorial, de Mozileide Neri; e a Exposição Fotográfica: Baianas Ricas de Maracatus, de Júlio Cesar.

No País da Literatura, na Praça da Vila, às 14h, haverá uma atividade literária infantil com o Cordel Animado, de Mariane Bigio. No mesmo local, a partir das 16h, o País do Circo, encantará pessoas de todas as idades com o espetáculo O Circo De Todos, do Coletivo 3º Ato; na sequência, às 18h, é a vez do público se divertir com Moleza e Gentileza Show, de Eronildo de Melo. A programação se intercala no mesmo local no País das Artes Cênicas, serão encenadas as peças Mamulengo Flor Do Mulungu, às 15h; e Referências do Fuzuê – Mestras, Mestres e Terreiros, do Grupo Fuzuê de Dança, às 16h30.

Outra ação de destaque é o País Culturas Populares, em frente à igreja, com apresentações a partir das 13h de grupos como O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, Grupo Coco do Pneu, Bloco Afro Obá Nyjé e Gigante do Samba. O Cortejo Brincantes Itinerantes também levará para as ruas da Serra Negra, das 13h às 16h, manifestações da cultura popular pernambucana representadas pelo Boi Treloso do Recife, Maracatu Rural Leão Vencedor de Chã de Alegria, Caboclinho União Sete Flexas e Bloco Carnavalesco Misto da Saudade.

No País da Música, outros dois nomes pernambucanos ganham espaço com seus projetos autorais: às 18h, quem se apresenta é Joanatan Richard; às 19h20, sobe ao palco a cantora Una. Além da intensa agenda de atividades, no palco Pernambuco Meu País apresentam-se os consagrados artistas Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercillo.

PERNAMBUCO MEU PAÍS – Reconhecido como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País, Pernambuco vive uma experiência digna do porte de uma nação.

Realizado pelo Governo do Estado, com R$ 25 milhões de investimento estadual, passará por oito municípios do Agreste e Sertão pernambucanos com uma programação pensada no fortalecimento da produção cultural do Brasil, acolhendo as mais diversas linguagens artísticas.

Surge o conceito de um festival diverso e plural, voltado para atender a demanda de fazer circular a arte e suas expressões pela nação. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País apresenta uma grade montada com 80% de artistas locais.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Além disso, conta com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *