Um dos veículos transportava 14 toneladas de argila sem nota fiscal
Uma fiscalização realizada nos dias 19 e 20 de abril, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 27 toneladas de excesso de peso, na BR 232, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa teve como foco a segurança viária e a redução de acidentes causados pelo transporte irregular de carga.
A fiscalização foi realizada das 17h às 7h, pelo Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da PRF, que fiscalizou 33 veículos, recolheu 17 e emitiu 75 autuações por diversas infrações. Um dos caminhões fiscalizados transportava uma carga de quatro mil blocos de argila sem a documentação fiscal, além de possuir sete toneladas de mercadoria acima do limite legal.
O caminhão foi encaminhado junto com os outros veículos ao pátio, para realizar a retirada da carga em excesso. A equipe também entrou em contato com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), para a adoção dos procedimentos legais e regularização da mercadoria.
O transporte de carga com excesso de peso danifica o asfalto das rodovias, sobrecarrega os sistemas de suspensão e de freios, além de aumentar o risco de acidentes graves devido à dimensão dos veículos.