O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta quarta-feira (29) com ministros e autoridades no Palácio da Alvorada para discutir os desdobramentos da Operação Contenção, no Rio de Janeiro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou também nesta quarta-feira que o presidente Lula ficou “estarrecido” e “surpreso” com o número de mortes na operação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou mais de 130 mortos, segundo balanço ainda em atualização.

Participaram da reunião nomes como Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Anielle Franco (Igualdade Racial). O encontro foi convocado após o governador Cláudio Castro admitir que a operação excedeu os limites do governo estadual e pedir mais apoio federal no combate ao crime organizado.
O governo federal avalia novas medidas e possíveis intervenções após o ministro da Justiça afirmar que não foi informado previamente sobre a ação. A operação, considerada a mais letal da história do estado, provocou bloqueios e incêndios em ruas do Rio e reacendeu o debate sobre o uso da força policial nas comunidades.
