Moraes proíbe novos acampamentos em frente ao STF e cita Hitler ao justificar decisão

Foto:Cortesia.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a proibição de novos acampamentos e qualquer tipo de obstrução na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A medida visa preservar a segurança institucional do local e evitar manifestações com caráter antidemocrático.

A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e busca impedir mobilizações que, segundo Moraes, têm como objetivo pressionar ministros da Corte e obstruir o trabalho da Justiça. Em sua fala, o ministro afirmou:
“Não se negocia o Estado Democrático de Direito.”

Durante a decisão, Moraes fez duras críticas à omissão das autoridades diante dos acampamentos golpistas montados em frente aos quartéis após as eleições de 2022 — atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

Em um trecho que chamou atenção, o ministro comparou a conivência com essas manifestações à política de apaziguamento adotada pelo então primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain diante da ascensão do regime nazista de Adolf Hitler, na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *