
Em matéria publicada nesta terça-feira (09), o jornal americano, ‘The New York Times’, destacou a presença de uma bandeira gigante dos Estados Unidos em uma manifestação na Avenida Paulista. O título da matéria é: “Um novo símbolo da direita brasileira: a bandeira dos EUA”.
No último 7 de setembro, houveram diversas manifestações pelo Brasil, entre elas, as que defendem pautas como a liberdade e a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do processo na Corte. Nestas manifestações haviam bandeiras não apenas do Brasil, mas também das nações de Israel e EUA.

A publicação diz que o gesto representou um agradecimento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tentar intervir no caso. A análise do “New York Times” também ressaltou a presença do símbolo americano em protestos pelo mundo, como recentemente na Coreia do Sul.
“O Dia da Independência do Brasil tornou-se o momento para o movimento nacionalista de direita do país ir às ruas, protestar contra a esquerda e hastear a bandeira brasileira. Este ano, a bandeira americana foi hasteada como uma homenagem ao presidente Trump, um sinal da mudança na imagem global da bandeira americana”, “A bandeira também foi uma mensagem para manifestantes de direita que protestavam contra a esperada condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe, nesta semana, e seus apoiadores adotaram as estrelas e listras com especial entusiasmo”, diz a postagem do NYT”
A reportagem também menciona que os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) pediram que a Polícia Federal investigue a origem da bandeira. Eles suspeitam que seja a mesma usada pela NFL em um jogo dias antes, o que poderia configurar participação ilegal de entidade estrangeira em ato político. A NFL nega ao jornal, e afirma que sua bandeira segue armazenada.
