A Polícia Civil de Pernambuco, através da 9ª Delegacia Seccional de Polícia da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), deflagrou nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, a Operação de Intervenção Tática “Half Pass”. A ação visa desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação de carteiras estudantis.
As investigações tiveram início em setembro de 2024, após uma prisão em flagrante realizada no município de Camaragibe. Desde então, foram coletadas provas suficientes para que a 14ª Vara Criminal da Capital expedisse 11 mandados de busca e apreensão.
A operação conta com a participação de 50 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, que estão atuando nas cidades de Recife, Olinda e Gravatá.
A organização criminosa investigada não apenas falsificava carteiras de estudantes, mas também mantinha um site fraudulento de “meia entrada” para atrair vítimas, especialmente estudantes que, sem saber, acabam portando documentos falsos. Estima-se que o esquema tenha rendido mais de 4 milhões de reais anuais, apenas no Estado de Pernambuco, e trata-se de uma rede com atuação em âmbito nacional.