
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha sobre a corrida pelo Governo de Pernambuco aponta cenários distintos entre o voto espontâneo e o estimulado, indicando uma disputa política cada vez mais acirrada no estado.
No levantamento espontâneo quando o eleitor cita o candidato sem receber opções a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na liderança com 24% das intenções de voto. Já o prefeito do Recife, João Campos (PSB), surge com 18%, ficando seis pontos atrás.
Por outro lado, no cenário estimulado, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o quadro se inverte. João Campos lidera com 47% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 35%, uma diferença de 12 pontos percentuais.
Comparando com levantamentos anteriores, os números indicam uma redução na vantagem de João Campos e crescimento da governadora, sugerindo movimentação no cenário político estadual à medida que o debate eleitoral começa a ganhar força.
A pesquisa ouviu 1.022 eleitores entre os dias 2 e 5 de fevereiro, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
