Policia Militar vai usar câmeras em uniformes durante carnaval

Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), anunciou que durante o Carnaval de 2024, a Polícia Militar utilizará câmeras individuais corporativas (bodycams) no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e em Olinda. Essa tecnologia traz benefícios tanto para os cidadãos quanto para os policiais envolvidos nas ocorrências, preservando os direitos civis e garantindo a atuação legítima no âmbito da lei.

O emprego das bodycams reforça a transparência das ações do Estado, ao mesmo tempo que fortalece as boas práticas e a cultura institucional de atuação técnica e legal da Força. As câmeras também desempenharão um papel crucial em ações preventivas e repressivas, visando à manutenção da ordem pública e à preservação da vida. Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social, destaca: “Começaremos pelo Galo da Madrugada com uma bodycam por patrulha lançada e, durante o Carnaval, também atuaremos no Recife Antigo e em Olinda”. O planejamento operacional para o Galo da Madrugada envolve quase 100 patrulhas.

O 17º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento nas cidades de Paulista e Abreu e Lima, no Grande Recife, em 2023, foi escolhido como projeto piloto para o uso das câmeras corporais. O investimento de R$ 419.500, realizado pelo Governo do Estado, possibilitou a aquisição de 187 câmeras, que foram disponibilizadas aos policiais após treinamento específico, tornando-os aptos para o serviço durante o Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *