
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte solicitou à Superintendência da PF em Pernambuco a assinatura de um convênio que permitirá o porte institucional de arma de fogo para os 20 servidores efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM).
Por meio do Ofício GP nº 600/2025, datado de 15 de setembro, documento que formaliza a solicitação, a iniciativa liderada pelo prefeito Gena Lins (PP) visa ampliar a capacidade operacional da GCM.
Para representar o município nas tratativas com a Polícia Federal, foram designados o Secretário Municipal de Defesa Social, João Batista (João da Banda), e a Corregedora Geral da Guarda Civil Municipal, Laise Espinhara. 
O prefeito Gena Lins destacou a importância do projeto para a comunidade: “Esse convênio é um avanço para nossa Guarda Civil Municipal, que trabalha incansavelmente pela segurança de nossa população. Com o porte de arma institucional, nossos guardas estarão ainda mais preparados para atuar de forma responsável e eficiente, sempre com foco na proteção dos cidadãos.”
A solicitação encaminhada à Polícia Federal inclui toda a documentação exigida pela instituição. A Prefeitura de Taquaritinga do Norte deverá aguardar o parecer da PF para avançar com seu projeto.
Matéria por Luis Eduardo
