PRF faz a maior apreensão de madeira ilegal do país no Sertão de Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a maior apreensão de madeira ilegal do país,  2.043 m³ de produtos. A operação foi realizada durante 17 a 31 de agosto nos municípios de Salgueiro, Afrânio, Petrolina e Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. 

Intitulada de Rotas da Madeira, a iniciativa buscava travar o transporte de madeira ilegal que, acordo com a PRF, era transportado por 39 caminhões. Os produtos continham diversas irregularidades, como divergência na espécie e no volume declarados, a falta de documentação ambiental e fiscal, além do transporte de espécie proibida de ser comercializada.

A operação foi realizada por equipes da PRF de Pernambuco, Brasília, Piauí e Maranhão, além de contar com o apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). As ações também contaram com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O comércio ilegal de madeira representa um risco às áreas nativas da Amazônia Legal e gera um desequilíbrio no comércio legal de madeira, já que o produto clandestino é comercializado por um valor bem abaixo do praticado pelas empresas que atuam corretamente.

Matéria de Luis Eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *