A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (30), a construção simultânea de 15 Centros de Artes e Esportes Unificados da Cultura (CEUs da Cultura) em Pernambuco e o lançamento do Edital de Busca Ativa – PNAB Pernambuco 2025. As iniciativas, que somam mais de R$ 30 milhões em investimentos, foram apresentadas durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas e reforçam o compromisso do Governo com a democratização do acesso à cultura no Estado.
Os CEUs da Cultura serão implantados em 15 municípios, incluindo Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Serra Talhada e Buíque. Os equipamentos integram arte, educação, esporte e cidadania, com foco em áreas de baixo desenvolvimento humano.
As obras serão executadas pela Cehab, com prazo de conclusão de cinco meses, e os espaços ficarão sob responsabilidade dos municípios após a entrega.
Na mesma cerimônia, foi assinado o Termo de Execução Cultural para o Edital de Busca Ativa – PNAB 2025, com investimento de R$ 1,19 milhão. A ação beneficiará 45 cidades pernambucanas com oficinas, balcões de atendimento e ações formativas, ampliando o acesso de artistas, coletivos e grupos culturais às políticas públicas de fomento.
