A governadora Raquel Lyra cumpriu uma série de agendas estratégicas na China para ampliar parcerias e atrair investimentos para Pernambuco. Em reuniões com empresas e encontros diplomáticos, a gestora vem apresentando o Porto de Suape como hub logístico competitivo e porta de entrada para novos negócios no Brasil e na América Latina.
Em Pequim, Raquel se reuniu com dirigentes da China Blue Chemical, da Chimbusco/Cosco Shipping e da COFCO, três gigantes dos setores de energia, navegação e alimentos. O objetivo foi ampliar a relação comercial com Pernambuco, atrair investimentos e diversificar a pauta exportadora do Estado. As empresas demonstraram interesse em ampliar operações ligadas a combustíveis sustentáveis, fertilizantes e alimentos.
A Chimbusco já agendou visita técnica ao Porto de Suape em dezembro, para avaliar a abertura de novas rotas ligadas à produção e distribuição de combustíveis e fertilizantes verdes. A China Blue Chemical também sinalizou que pretende expandir projetos no Brasil na área de energia renovável, enquanto a COFCO discutiu a possibilidade de ampliar exportações e aprimorar o processo produtivo do açúcar em Pernambuco.
A comitiva também foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, que reforçou o apoio diplomático para a aproximação econômica entre Pernambuco e o mercado chinês.
Já em Xangai, Raquel abriu negociações com o Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres. A gestora apresentou o potencial logístico de Suape e iniciou o diálogo para criar uma rota fixa entre Pernambuco e a China, além de um possível pacto de cooperação direta entre os portos. A medida mira a atração de novas linhas marítimas e o fortalecimento das exportações pernambucanas.
A comitiva também visitou setores estratégicos do Porto de Xangai e se reuniu com representantes da Haitong Logística, maior terminal de automóveis da China. Além disso, o governo discutiu com empresas aéreas e do setor energético a instalação, em Pernambuco, de projetos para produção de SAF — combustível sustentável de aviação a partir de biomassa.
“Aproveitamos essa missão internacional para mostrar o que Pernambuco tem de mais competitivo e garantir futuras parcerias para gerar emprego, diversificar a economia e colocar Suape em novas rotas globais”, afirmou Raquel Lyra.
A missão na China segue até o dia 22 de outubro. Em seguida, a governadora cumpre compromissos na Dinamarca, onde pretende ampliar parcerias já em andamento e buscar novos acordos nas áreas de energia e inovação.