Vereador Jorge Quintino desenvolve projeto de combate à obesidade infantil

Foto:Kalebe Pereira.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde apontou que, uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos, está acima do peso. O excesso de peso também foi registrado em mais da metade das mães com filhos nessa faixa etária: 58,5%. Em Caruaru, para combater essa doença e incentivar uma alimentação saudável, o vereador Jorge Quintino (SD), instituiu um projeto de lei que visa ações de combate à obesidade infantojuvenil, através da promoção de ambientes saudáveis em escolas públicas e privadas, no âmbito do Município de Caruaru.

A iniciativa propõe medidas que incluem, incentivar a prática de atividades físicas e esportivas regulares no currículo escolar, implementar diretrizes para uma alimentação mais saudável nas cantinas escolares, com a oferta de opções nutritivas e balanceadas, fomentar programas educacionais que abordem a importância da alimentação saudável e da atividade física na rotina dos alunos e estabelecer campanhas de conscientização para envolver pais, responsáveis e comunidade na promoção de hábitos saudáveis em casa e na escola.

O vereador Jorge Quintino, enfatizou a importância do engajamento de todos os setores da sociedade nessa luta contra a obesidade infantojuvenil. O projeto será submetido a debates e votação na Câmara Municipal, e, se aprovado, poderá ser um exemplo para outras cidades no enfrentamento desse problema de saúde pública. “Acreditamos que investir na saúde das nossas crianças e jovens é investir no futuro de Caruaru. Com essa iniciativa, buscamos proporcionar um ambiente favorável à adoção de hábitos saudáveis desde cedo, para que eles cresçam com mais qualidade de vida e bem-estar”, declarou o vereador.

“O Município de Caruaru se coloca como um dos pioneiros no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde infantojuvenil, demonstrando seu compromisso com o bem-estar e o futuro de suas novas gerações. Visto que, educação alimentar e nutricional tem um papel importante em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na escola, onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos saudáveis” ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *