Vereador Jorge Quintino Propõe Adaptações Curriculares para Alunos com autismo

Foto:Cortesia.

O vereador Jorge Quintino (PODE), está empenhado em promover mudanças significativas na educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através de adaptações curriculares que visam atender às necessidades individuais e promover um aprendizado eficaz.

Diante da necessidade urgente de oferecer suporte adequado aos alunos com TEA, Jorge Quintino tem proposto diversas medidas fundamentais para a adaptação curricular. Isso inclui a realização de uma avaliação inicial detalhada para identificar habilidades, interesses, preferências e desafios específicos de cada aluno com TEA, além do desenvolvimento de um currículo funcional e relevante que considere as necessidades específicas de aprendizagem e habilidades adaptativas desses alunos.

Além disso, o vereador está focado em modificar o material didático, como livros, apostilas e recursos audiovisuais, para torná-los mais acessíveis e compreensíveis. Isso envolve o uso de linguagem simples, imagens visuais claras e estruturas organizadas, além da implementação de metodologias de ensino eficazes para alunos com TEA, como ensino estruturado, ensino visual, ensino direto e modelagem.

Para garantir que todos os alunos tenham oportunidades igualitárias para aprender e prosperar, Jorge Quintino também está trabalhando na adaptação dos métodos de avaliação, tornando-os justos e acessíveis, e na criação de um ambiente de aprendizagem estruturado, previsível e acolhedor, que minimize estímulos sensoriais excessivos e promova a segurança emocional dos alunos com TEA.

Essas adaptações curriculares são essenciais para promover o sucesso acadêmico e o desenvolvimento socioemocional dos alunos com TEA, garantindo-lhes acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.

Lembramos que o Dia do Orgulho Autista ocorre nesta terça-feira, 18 de junho, destacando a importância de promover a aceitação e o respeito pela diversidade no espectro autista.

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