Após problemas, vice-governadora do Pará faz anúncio sobre a Conferência do Clima da ONU em Belém

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, divulgou, nesta segunda-feira (3), um vídeo celebrando a COP-30 no estado. Segundo ela, o evento marca uma “virada de chave” para o desenvolvimento da região.

Apesar do entusiasmo, os preparativos enfrentaram problemas de infraestrutura e hospedagem em Belém. A falta de leitos e reclamações a respeito do aumento do preço das hospedagens fez com que moradores passassem a alugar suas casas para visitantes e delegações estrangeiras.

O presidente Lula reconheceu as dificuldades, mas elogiou a população, chamando os paraenses de “extraordinários” pela mobilização. Houve ainda críticas sobre o ritmo das obras e sobre a capacidade da cidade em lidar com o grande número de visitantes.

A COP-30 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, principal encontro global sobre o tema. Em 2025 o evento acontecerá em Belém, durará 12 dias, começando em 10 de novembro de 2025 e terminando em 21 de novembro, reunindo líderes de quase 200 países.

É a primeira vez que a conferência será realizada na Amazônia, o que reforça o simbolismo de levar o debate climático para o coração da floresta. Além das discussões políticas, a COP promete movimentar a economia local e valorizar a imagem do Pará no cenário internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *