
O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, foi aceito no novo ciclo do projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). Após, na última semana, passar pela avaliação da FAHosp, o hospital passou a integrar o ciclo fast, recebendo acompanhamento intensivo durante seis meses.
A Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp) é usada desde 2017 para realizar um diagnóstico prévio nas unidades contempladas pelo projeto. Hoje, todo o processo de melhorias se baseia nela. O Hospital Mestre Vitalino atingiu 48,6% de conformidade em sua avaliação inicial, demonstrando necessidade de melhorias.
O projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), é uma iniciativa vinculada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
O projeto é conduzido pelos hospitais de excelência Alemão Oswaldo Cruz, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento, que atuam em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar a gestão, qualificar processos assistenciais e implementar boas práticas em mais de 140 hospitais públicos de todo o Brasil.
“Esse resultado mostra o compromisso do HMV com a melhoria contínua da assistência em saúde. Estar no ciclo fast significa que teremos um acompanhamento próximo, com suporte para aperfeiçoar nossa gestão e, consequentemente, oferecer um cuidado ainda mais seguro e eficiente à população”, destacou Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.
De acordo com a coordenação do RHP, o objetivo central é melhorar a eficiência, a qualidade e a segurança dos serviços prestados aos pacientes do SUS, a partir da padronização de protocolos, uso de indicadores, diagnósticos estruturados e capacitação de equipes multiprofissionais. A expectativa é que, com o apoio do projeto, o Hospital Mestre Vitalino avance em melhorias no núcleo interno de regulação.
O RHP está em vigor no triênio 2024-2026 e já vem promovendo transformações significativas nos hospitais contemplados, ao alinhar a expertise de instituições de referência nacional com as necessidades do Sistema Único de Saúde.
Matéria por Luis Eduardo
